Páginas

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Em um dia, três pessoas são picadas por escorpião na capital de Tocantins; biólogo faz alerta


Seis espécies do animal já foram identificadas na capital e uma nova está sendo estudada. Biólogo dá dicas sobre como se prevenir dos ataques.

Em menos de um dia três pessoas foram picadas por escorpião em Palmas

Três pessoas foram picadas por escorpião em menos de um dia na capital. Uma delas foi a advogada Flauze Gomes. Mesmo mantendo o apartamento que ela mora sempre limpo, deve que dedetizar o local pela segunda vez em três meses. Isso porque ela foi picada por um escorpião. "Susto muito grande, chorei e fui para a Unidade de Pronto Atendimento com medo de morrer. Eles fizeram vários exames, peguei os resultados, deu tudo certo".

Outro caso de picada foi com a comerciante, Adeliane Santos. Ela estava trabalhando quando foi surpreendida pelo animal. "Na hora eu pensei que fosse um morimbondo. Senti formigamentos como se tivesse adormecendo e vai se espalhando pelo corpo. Você sente dor, muita dor".
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de Palmas (CCZ), na capital existem pelos menos seis espécies de escorpiões e que uma outra está sendo analizada pelos técnicos do centro.


O biológo do CCZ de Palmas, Jorge Luiz de Souza, diz que se a pessoa for picada é importante fazer uma compressa com gelo. "Porque ela vai dificultar a entrada do veneno no organismo e a dor também vai diminuir. É importante também o levar o escorpião para o lugar onde for receber o atendimento".


Ele comenta que esses animais normalmente entram nas casas através dos ralos de banheiro, já que vivem em fossas. Eles saem principalmente a noite a procura a de insetos, em especial as baratas. Por isso, ele orienta para que as pessoas deem preferência a ralos com fechamento para evitar a entrada dos escorpiões.

"Com a volta das chuvas, aumenta bastante a quantidade de insetos, ou seja, os escorpiões vão ter muita comida. Os meses de novembro e maio são os que mais tem acidentes com esses animais. Por isso, aquela louça suja depois do jantar deve ser lavada, evita baratas".

Fonte : G1 Tocantins