Páginas

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Jundiaí confirma morte de mais um macaco por febre amarela


Até agora cinco animais já morreram pela doença no município neste ano. Vacinação foi intensificada nos postos de saúde.


A morte de mais um macaco por febre amarela foi confirmada nesta terça-feira (3) em Jundiaí (SP). Ao todo, cinco animais já morreram pela doença no município neste ano.

O primeiro caso ocorreu no bairro São José da Pedra Santa, três no Corrupira e um no Champirra. Ainda segundo a prefeitura, outros 58 casos aguardam resultados de exames, sendo que 101 foram encaminhados para análise no Instituto Adolfo Lutz.

Apesar do macaco não ser o transmissor da doença e de Jundiaí não ter nenhum caso confirmado de febre amarela em humanos, a vacina é a única prevenção.
Por isso, a prefeitura iniciou nesta terça-feira, no Jardim Corrupira, a campanha de vacinação de porta em porta. Cerca de 80 mil moradores de Jundiaí já se imunizaram contra febre amarela.

Agentes de saúde estão passando nas casas para aplicar a vacina. O Jardim Corrupira fica na área rural e teve caso de morte de macaco com a doença.
Mas a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta que moradores de outros bairros rurais da cidade procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para tomar a vacina. Confira no link a relação das UBSs e dias de vacinação.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí